Racionais na Virada termina em porrada

Os três ou quatro leitores que conhecem este espaço sabem que sou fã de Racionais MC’s. Como morador do Centro de São Paulo, tinha totais condições de estar na Praça da Sé na madrugada do último domingo para acompanhar o show do grupo na Virada Cultural, mas decidi ficar dormindo em casa. Pelo visto, minha decisão foi acertada.tiro-da-pm.jpg

Já assisti a dois shows dos Racionais: um em 2001, no Millenium Rap, e outro em 2003, na quadra da Gaviões da Fiel. No Millenium Rap, apesar da desorganização na apresentação dos grupos, não houve confusão com o público. Na Gaviões, simplesmente foi o melhor show que eu vi na vida. Em ambos os casos, fui e voltei sozinho para casa, sem problemas.

Quando soube que haveria o show na Praça da Sé, nem cogitei a idéia de ir, mesmo com a presença da Nação Zumbi, outra banda que gosto. Misturar Racionais, 3 horas da manhã, Praça da Sé e, o que é pior, show de graça, boa coisa não ia dar.

Os Racionais não fazem apologia ao crime e muito menos à violência, como muitos pensam (eu queria falar sobre esse assunto no especial que estou fazendo sobre o grupo, mas tive de me antecipar). No entanto, os próprios fãs que “são carentes de educação e cultura”, como diz Edi Rock na música “Beco sem Saída”, não entendem dessa maneira.

Em Fórmula Mágica da Paz, quando Mano Brown diz “pode vir gambé, paga pau, tô na minha, na moral”, ele não propõe um confronto com a polícia, mas sim está falando, com outras palavras, “não devo nada para ninguém, muito menos à polícia (ou justiça)”. O problema é explicar isso para um grupo de adolescentes que “vão à escola para comer, apenas nada mais (Homem na Estrada)”, que mal conseguem interpretar um texto.

Essas pessoas são as mesmas que cantam, com orgulho, “Hoje eu sou ladrão, artigo 157”, pensando que esse é o tipo de vida que os Racionais sugerem para a periferia. Só esquecem que neste rap um bandido morre no final e Brown diz “não vai pra grupo não, vamos estudar, respeitar o pai e a mãe e viver”.

Não quero dizer que os Racionais não têm o público que merecem, mas infelizmente grande parte do público não os compreendem, ou pelo menos, não seguem o que eles recomendam. Junte-se a isto bebida vendida à vontade, polícia despreparada e a confusão está armada.

Em tempo: por mais que o restante da Virada Cultural tenha provado o contrário, continuo achando que é preciso ter muita coragem para ir a um show de graça. Obrigado pelo convite, mas eu não vou.

Foto: Mastrangelo Reino/Folha Imagem

Anúncios

4 Responses to Racionais na Virada termina em porrada

  1. julio cesar disse:

    enviar para mail

  2. Velho curto Racionais(cultura).
    treino capoeira deis dos dez anos de idade.
    O que vc disse ai eu to ligado que foi a pura realidade muitos ouvem racionais e interpletam de forma errada penssam que os racionais fazem apologia ao crime esquesem do lado cultural levam pra rua coisas de penssam que é mais não é.
    Mano tô com você acho que deveriam levar mais pelo lado cultura; sempre quis ir nos shows mais não da, moro em caconde não sei os locais que tem shows, tenho varios cds. tchau parabens ai velho.

  3. […] Hood em Atibaia: público decepciona Escrevi aqui há algum tempo que fujo de shows gratuitos, mas resolvi arriscar no último sábado (26/01), ao […]

  4. Dias.Sergio disse:

    sou professor de história e psicologia em escola publica, e vejo que a forma que tratam acultura no brasil é muito desigual,por partes das elites e pela própria periferia; existe uma necessidade de esclarecimento publico relativo a educação,mas muitos deles não querem que estas informações cheguem até os menos favorecidos,isto eu digo porque se não, não teria-mos a progressão continuada elaborada por nossos governantes que só estão fabricado jovens maquinas irracionais do crime.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: