Melhor Corinthians de meu tempo: Wilson Mano – Camisa 2

Wilson ManoAcompanho o Corinthians de verdade desde 1990 e, de lá para cá, não tivemos nenhum lateral-direito que se destacou em sua passagem pelo Timão: Giba, Leandro Silva, Luiz Carlos Winck, Paulo Roberto, André Santos, Vítor, Ayupe, Rodrigo, Índio, César Prates, Daniel, Rogério, Coelho, Édson, Eduardo Ratinho e Marcos Tamandaré nunca foram protagonistas dos times em que jogaram. Diante disso, escolhi um curinga para vestir a camisa 2 do melhor Corinthians do meu tempo: Wilson Mano.

Não que o Wilson Mano tenha sido craque, mas ele realmente foi um símbolo da raça corintiana e, se não estou enganado, atuou em todas as posições do campo no Timão, com exceção do gol. Além do mais, entrou 408 vezes no gramado com a camisa do Corinthians, o que o deixa como o 15º jogador com o maior número de partidas pela equipe alvinegra.

Em sua primeira passagem pelo Corinthians, de 1985 a 1992, Wilson Carlos Mano conquistou dois títulos: o Paulista de 1988 e o Brasileiro de 1990. Nas duas ocasiões, ele foi decisivo para o Timão ficar com o troféu.

Vai buscar, Zetti!Na final de 1988, é ele quem dá o chute para o desvio do Viola no gol contra o Guarani, no Brinco de Outro. Em 90, Wilson Mano faz mais, ao estufar as redes, de joelho, depois de uma cobrança de falta de Neto na primeira decisão contra o São Paulo.

Na segunda partida da final (eu estava lá), seis minutos depois do gol do Tupãzinho, o Wilson Mano foi expulso (se não me engano, em uma confusão com o volante Bernardo do Tricolor, que também recebeu o cartão vermelho). Antes de o jogo acabar, porém, ele volta dos vestiários enrolado em uma bandeira corintiana e vai em direção da torcida, para delírio da Fiel. Essa é a imagem que eu guardo do jogador.

Após uma passagem pelo futebol japonês, Wilson Mano voltou para o Corinthians em 1994. Mesmo sem se destacar, ainda abocanhou o título da Copa Bandeirantes, marcando um dos gols da vitória de 6 a 3 sobre o Santos na primeira decisão. Com essa conquista pequena, o Timão conseguiu a vaga para a Copa do Brasil no ano seguinte, quando se sagrou campeão.

No tempo de hoje, em que raros são os jogadores que possuem identificação com um time, lembrar de Wilson Mano dá saudade. Espero que a equipe que inicia esse Brasileiro pelo Corinthians possa se inspirar nesse que foi um dos guerreiros do primeiro título nacional do Timão.

Fotos: Gazeta Esportiva

4 Responses to Melhor Corinthians de meu tempo: Wilson Mano – Camisa 2

  1. luiz carlos a. de Oliveira disse:

    vc se es queceu de rogerio ex palmeiras um dos responsáveis pelo título do torneio rio-são paulo de 2002

  2. mcempada disse:

    Luiz Carlos,

    Eu não me esqueci do Rogério, eu até o coloco na lista do primeiro parágrafo do texto. Por mais que ele tenha ido bem no Timão, prefiro o Wilson Mano na minha seleção.

  3. Dejan Nóbrega disse:

    Tá brincando, eu jogava mais que ele…

  4. Icaro disse:

    Mano, eu sou um dos grandes fãs do Wilson Mano, e realmente ele representava na lateral direita (assim como em quase qualquer posição), mas falar que o Giba não se destacou é brincadeira, ele era um dos poucos desse time de 90 que sabia tratar a bola. Mais respeito ao Giba, por favor, que Deus o tenha.

Deixe um comentário

