Recidiva e qualidade de vida

Aprendi mais uma palavra nos últimos dias: recidiva. Precisei recorrer ao dicionário para descobrir que ela significa “reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência”.

Infelizmente, esse aprendizado aconteceu da pior forma possível. Após 4 anos e 5 meses da cirurgia pela qual passei, voltei a ter alguns sintomas mais chatos da Doença de Crohn. Fui ao médico, que confirmou a recidiva, e agora estou na fase dos exames. Com os resultados em mãos, creio que o doutor indicará o melhor tratamento para o caso.

Coincidência ou não, a volta dos sintomas ocorreram no mesmo período em que me mudei para Atibaia. Ao contar que iria morar no interior, o que mais ouvia eram palavras de incentivo como “ah, agora você terá uma qualidade de vida melhor”.

Lógico que essas pessoas não têm culpa, mas ainda estou a encontrar a tal qualidade de vida. Tudo bem que acordo mais tarde, chego em casa mais cedo, almoço com minha esposa duas vezes durante a semana, desconheço o que é trânsito no horário de pico. Entretanto, ter essas vantagens com dor abdominal, falta de apetite, enjôo e febre não é lá grandes coisas.

Será que meu organismo, acostumado à poluição paulistana, não se adaptou ao “segundo melhor clima do mundo” como deveria? A ausência do stress causado por caminhar de segunda a sexta pelo Terminal Rodoviário Tietê afetou meu cérebro, trazendo conseqüências também ao corpo? A falta de ouvir Estádio 97 todos os dias alterou meu humor, a ponto de adoecer?

Enquanto não encontro as respostas, boto minha vida nas mãos do Senhor, que sabe o motivo de passar por tudo isso. Creio que ele tem mais condições de me curar do que a cidade de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: