20 anos depois, Corinthians é rebaixado

O pentacampeonato nacional do São Paulo neste ano fez ressurgir a polêmica se o Flamengo é ou não cinco vezes campeão brasileiro. Isso acontece porque um dos títulos da equipe carioca foi conquistado em 1987, ano em que o Brasileirão teve o nome de Copa União.

Eu sou daqueles que reconhece a conquista flamenguista, pois entendo que o Módulo Verde foi o verdadeiro Campeonato Brasileiro de 87. Assim, lembro que o Corinthians terminou aquele campeonato na 16ª (e última) colocação, o que rebaixaria a equipe na ocasião. A queda só não ocorreu porque no ano seguinte o Brasileirão contou com 24 clubes, graças a um acordo entre Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Clube dos 13.

A Marlene Matheus deu uma declaração logo após o apito final de Grêmio 1 x 1 Corinthians de que “isso (a queda) nunca aconteceria nas mãos do Vicente”. Só não aconteceu porque, na época em que ele era presidente, virada de mesa era algo normal.

Em 2000, no mesmo ano em que foi campeão Mundial, o Timão terminou a famigerada Copa João Havelange (Módulo Azul) na 24ª colocação (a penúltima). Novamente, se o campeonato tivesse sido sério, era outro rebaixamento à vista (apesar de, pelas regras das competições anteriores, havia uma espécie de “ranking do descenso”. Como o Corinthians era o atual bicampeão brasileiro – 98/99 -, dificilmente cairia).

Esse preâmbulo serve para mostrar que a ida do Timão para a segunda divisão não é algo isolado na história do clube. Lógico que agora a dor da torcida é maior, mas em algumas situações o time fez campanhas medíocres e merecia ser castigado.

Este ano, então, o rebaixamento foi merecidíssimo. Nem vou citar as chances que a equipe teve para se salvar e não aproveitou. Prefiro me concentrar no fato de o time ser o segundo pior em número de vitórias (10) e gols marcados (40), em 38 partidas. É a constatação de que o Corinthians não entrava para ganhar ou, se entrava, era muito incompetente.

Mesmo sabendo que a queda para a segundona era clara, mantive-me esperançoso até o fim. Aliás, quase. Quando o Goiás fez 2 a 1 no Internacional, ficou estampado na cara dos torcedores, eu inclusive, que a vaca tinha ido para o brejo. Os jogadores não davam sinais de que haveria alguma chance de gol.

Ao término da partida, não chorei. Assimilei o resultado e, por mais triste que seja o descenso, o jeito é continuar fiel à equipe e esperar os confrontos contra Criciúma, Bragantino, Barueri, CRB, ABC/RN e Gama. Antes disso, teremos o Paulistão e a Copa do Brasil. Por mais que tudo indique que a situação só tende a piorar, eu, como torcedor, creio na possibilidade de um 2008 redentor.

Anúncios

4 Responses to 20 anos depois, Corinthians é rebaixado

  1. Seu site ja era, mas há 2 mentiras no seu comentário. Em 1987, O Sport deveria estar disputando a 2.ª divisão em 1987, assim como o Botafogo/RJ e o Coritiba, mas estava na 1.ª, junto com o Guarani, vice da 1ª em 1986, que acabou vice de novo. Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1986.htm
    Portanto, como o Corinthians iria cair, se na Copa já existiam times que sequer deveriam estar nessa 1.ª divisão. Aí já começa o erro grosseiro. O mesmo ocorreu no “outro Brasileiro”, o da CBF. Vários clubes que deveriam estar numa 2,ª divisão estavam misturados com clubes que deveriam estar disputando com aqueles lá da Copa União. Então, assim, existiram 2 Brasileiros. No final, era pra haver o cruzamento do campeão e vice da Copa União com o campeão e vice do Brasileiro/CBF. Só Sport e Guarani toparam e acabaram sendo os representantes do Brasil na Libertadores. Então, por que escolher só o Corinthians, na Copa União (o penúltimo foi o Santos, ninguém comenta..) e os últimos colocados do outro Brasileiro? Tinha que haver cruzamento também? Mas o fato é que não haveria rebaixamento nesse ano, como também nunca tinha havido até então. O 1.º rebaixamento oficial ocorreu em 1988.
    O mesmo aconteceu em 2000. O campeonato era pra ser outro, do mesmo modo que em 1998 e 1999. O rebaixamento era calculado com base nos 2 anos anteriores, como na Argentina, e isso você não sabia. Na média, em que ficasse em último, o Corinthians cairia devido aos títulos de 1998 e 1999.
    .
    Então, chapinha, não tem esse papo leviano de que a 16ª (e última) colocação rebaixaria a equipe em 1987, pois nem sequer existia rebaixamento, mesmo por que, o campeonato deveria ter 28 equipes se continuasse como era em 1986. Repito, e os clubes do outro Brasileiro, ninguém iria “cair” não? Pior ainda, equipes da 2.ª divisão permaneceriam na 1.ª e o Corinthians que era da 1.ª cairia? O Brasileiro de 1988 nunca teve a previsão de ter 16 equipes, isso é uma distorção da verdade.

  2. Onde se lê: “Na média, em que ficasse em último, o Corinthians cairia”, leia-se: “Na média, nem que ficasse em último, o Corinthians cairia”.

  3. Adendo:
    Os Times Beneficiados pelas “Viradas de Mesa”
    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2008/03/28/os-times-beneficiados-pelas-viradas-de-mesa/

    Não consta o Corinthians, pelos motivos que eu citei.

  4. mcempada disse:

    Olá Antonio Carlos,

    Em relação a 1987, posso ter escrito alguns equívocos sobre se o Corinthians iria ou não ser rebaixado, mas o ponto que queria destacar era que (infelizmente) o Corinthians foi o último colocado naquele campeonato. E, em qualquer campeonato nacional sério, o último colocado sempre é rebaixado.

    Sobre 2000 eu mesmo escrevi que o time dificilmente cairia, apesar da campanha medíocre na João Havelange. Como já expliquei, a ideia do texto era mostrar que a equipe já havia passado alguns vexames no passado, mas só em 2007 é que fora realmente castigada com o rebaixamento.

    De qualquer forma, prefiro deixar o rebaixamento de lado e esperar pelo próximo título do Timão, o que deve ocorrer na próxima semana, contra o São Paulo, pela Recopa Sul-americana!

    Abraços e obrigado pelas informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: