Melhor Corinthians do meu tempo: Gamarra – Camisa 4

gamarra-corinthians.jpgA ressaca do rebaixamento deveria me desanimar a escrever sobre futebol e, principalmente, Corinthians. Quando passamos por momentos difíceis, porém, sempre é bom lembrar de situações felizes para amenizar a dor.

Recordar a presença de Gamarra na zaga corintiana é algo que dá gosto. Um jogador técnico, que se antecipava às jogadas e não precisava apelar para as faltas. Nas bolas aéreas, apesar de sua altura (1,80m), conseguia bom aproveitamento, muito por causa de seu posicionamento na área.

Carlos Alberto Gamarra Pavón nasceu no Paraguai em fevereiro de 1971. Depois de jogar pelo Cerro Porteño, transferiu-se para o Internacional/RS em 1995 e, no ano seguinte, teve uma rápida passagem pelo Benfica, de Portugal. No início de 98, ele se chegava ao Corinthians junto a outras apostas, como Vampeta, para fazer parte do esquadrão idealizado por Vanderlei Luxemburgo.

gamarra-paraguai.jpgApós um primeiro semestre sem tanto destaque no Timão, o zagueiro disputou a Copa do Mundo pela seleção paraguaia e teve uma atuação espetacular. Em quatro partidas, não cometeu nenhuma falta e acabou escolhido como melhor defensor da competição.

Com o melhor zagueiro do mundo em campo, o Corinthians mostrou ter o melhor time do Brasil. Além de ajudar a defesa, o paraguaio colaborou na conquista do título nacional com três gols (todos de cabeça), um deles contra o Santos, na semifinal. Foi nessa partida, que terminou 2 a 1 para o Peixe, que eu conheci a Vila Belmiro e sua maravilhosa vista da torcida visitante.

gamarra-taca.jpgNo início de 99, Gamarra conquistou mais um título, o Paulistão. A decisão, marcada pelas embaixadinhas do Edílson, também foi o último jogo do zagueiro com a camisa corintiana. Durante a volta olímpica, eu estava entre os torcedores do Morumbi que imploravam: “fica, Gamarra”. No entanto, ele preferiu ganhar muito mais no Atlético de Madri e, com isso, perdeu a chance de ser campeão mundial no ano seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: