Amigos do Rafa

Em 1994, meu irmão completou 18 anos e, para marcar sua maioridade penal, resolveu comemorar seu aniversário de uma forma diferente: por que não organizar um campeonato de futsal, com times formados apenas por amigos?

A idéia se materializou e o 1º Torneio Amigos do Rafa contou com cinco equipes: Ferreiras (com integrantes da família e alguns convidados), Alfredo (com amigos do colégio onde ele fez o Ensino Fundamental, o Alfredo Bresser), Vilinha (amigos da rua perto de casa), Costa (amigos do colégio onde ele fez o Ensino Médio, Costa Manso) e Igreja (pessoal da Igreja Metodista Livre de Pinheiros).

Neste primeiro campeonato, vencido pelo Alfredo, lembro que nosso time (Ferreiras) jogou de verde e, por uma dessas “provas de amor” ridículas a uma namorada, meu irmão acabou jogando com a camisa do Palmeiras, apesar de ser corintiano (eu, por solidariedade, fiz o mesmo). Destaque para o jornal que o Mark preparou antes do evento, com uma foto histórica do pessoal da Vilinha.

No ano seguinte, já de uniforme alvinegro, o Ferreiras foi campeão de forma heróica. A nota triste foi a contusão do Rafa, que rompeu os ligamentos do joelho em uma partida ainda na primeira fase.

Os anos foram passando, outros torneios foram criados para preencher o calendário anual (Paloma Kelly, Prévia do Amigos do Rafa), times foram acrescentados (Mark’s, Letícia, Vlad’s, Castro, etc.) e a coisa começou a sair do controle. Na edição de 1998, houve um quebra-pau após a final, quando o Alfredo humilhou um time de funcionários de uma padaria de um colega de faculdade (!).

Apesar dos sinais de que o objetivo inicial do torneio (comemorar um aniversário) tinha saído do controle, o gigantismo continuava. Para se ter uma idéia, o campeonato chegou a ter três divisões na última vez em que foi realizado, em 2002. Essa edição, aliás, é totalmente esquecível, com muitas confusões, brigas, ameaças, ou seja, nada que lembre uma festa.

Faz cinco anos que não temos um Amigos do Rafa, por esses e outros problemas. Retomá-lo nos próximos anos, principalmente no período em que era realizado (dezembro), parece inviável pelos compromissos que todos têm atualmente. Mas revelo: esse é o sonho do meu irmão.

Ele deve ficar orgulhoso de ter organizado, de forma estupenda, uma competição por NOVE anos seguidos que possuía arbitragem contratada, equipes uniformizadas, troféus, três divisões, regulamento claro, etc. No entanto, acredito que não é disso que ele tem saudade, mas sim da reunião de amigos que ele promovia, em torno de algo que ele sempre gostou: jogar bola.

Quem quiser contribuir para a realização do 10º Amigos do Rafa tem de estar atento às seguintes regras:

– todos os jogadores precisam conhecer o Rafael.
– jogue sério, mas jamais brigue.
– esqueça a “tradição”: os times serão formados aleatoriamente

E aí, alguém topa me ajudar nesta empreitada?

(Este texto é uma forma de dar os parabéns antecipadamente ao meu querido irmão Rafael, que completa 31 anos neste 22 de dezembro)

Anúncios

2 Responses to Amigos do Rafa

  1. Rodolfo disse:

    Fala aí Tuchinho !

    Você citou vários times e se esqueceu do time da UNIP , que deve ter entrado no segundo ano em 1995 , com os maiores pernas de pau que esse planeta já deve ter visto . Eu (jogador de basquete , mas cheguei até fazer gol no campeonato ) , Carioca ( achava que sabia jogar bola ) , Emiliano ( Vulgo Milho , o cara ia jogar de meia social , olha o nível ) ,Hamilton ( Vulgo Rubinho Barrichello com um toque de Steve Martin , medindo 1,68 e calçando 44 ! Que Maravilha ) , Lúcifer e Satã ( O nome já diz , mas eram os melhores do time ) , Lívio ( Vulgo Mike Tyson , o cara parece um armário ) , Fábio ( Vulgo Burks , mais falava do que jogava , tava maisinteressado na cerveja após o Jogo ) , tinha o Sergio ( Vulgo Naya , que ia mais para assistir e azarar as moças ) , devo ter esquecido alguns , mas você não poderia ter esquecido esse maravilhoso time da UNIP . Já ia esquecendo , agente tinha até torcida , formado principlamente pelas belas moças da classe.
    Se a 10.º edição não for em dezembro que é realmente um mês reuim para todos , eu junto o time da UNIP para mostrar a potencia que eramos , sem falar que o time deve estar uns 500 quilos mais gordo ! heheheheheh

  2. Rafael disse:

    A mensagem do meu irmão me deixou bastante emocionado. Realmente pretendo retomar o Amigos do Rafa em novo formato, chamando somente aqueles que fizeram por merecer participar da festa. Ainda é um plano mas espero que possa ser concretizado. Os comentários do Rodolfo foram formidáveis e o time da UNIP deu importante contribuição para o sucesso do evento. Aliás, o pessoal da UNIP talvez seja o grupo de amigos que contenha o maior número de pessoas que ainda mantém contato entre os membros do grupo e comigo. Um grande abraço a todos, Rafael.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: