Melhor Corinthians do meu tempo: Vampeta – Camisa 5

vampeta-vitoria.jpgAcabo de ler a notícia de que Vampeta não está nos planos do técnico Mano Menezes para o elenco do Corinthians em 2008. Pelo que o volante fez nos últimos meses, a decisão do treinador tem o meu apoio , mas aproveito o gancho para eleger o jogador como o melhor camisa 5 do Timão dos últimos 17 anos.

Vampeta tem esse apelido pela sua feiúra, já que parece a “mistura do vampiro com o capeta”. Começou nas categorias de base do Vitória, profissionalizou-se no início dos anos 90 e em 1993 fez parte do grupo vice-campeão brasileiro. Transferiu-se para o PSV Eindhoven no ano seguinte, onde jogou com Ronaldo Fenômeno, voltou ao Brasil em 95 para disputar o Campeonato Brasileiro pelo Fluminense e atuou mais dois anos na Holanda.

No início de 1998, chegou ao Corinthians como um desconhecido do torcedor paulista, apesar das boas referências e da confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo. Não demorou muito para mostrar seu valor, ao fazer parte de um meio-campo mágico com Rincón, Marcelinho e Ricardinho e conquistar o Brasileiro no final do ano.

vampeta-corinthians.jpg

No primeiro semestre de 1999, o Corinthians foi eliminado nas quartas-de-final da Libertadores pelo Palmeiras, e Vampeta perdeu um dos pênaltis na disputa contra o rival. No restante do ano, porém, só alegria: campeão Paulista e bi Brasileiro.

Em 2000, conquistou seu maior título pelo Timão, ao ser campeão Mundial de Clubes. A felicidade de estar no topo do planeta acabou em menos de seis meses, com uma nova eliminação corintiana para o Palmeiras na Libertadores, desta vez na semifinal.

Sem a taça continental que faltava na sua coleção, o volante foi vendido à Internazionale de Milão por US$ 15 milhões. Na Itália, foi um fiasco, assim como na sua breve passagem pelo Paris Saint-Germain. Voltou ao Brasil para disputar o Brasileirão de 2001 pelo Flamengo e imortalizou a frase: “eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo”.

O bom futebol de Vampeta só reapareceu quando ele retornou ao Corinthians. Em 2002, sob o comando de Carlos Alberto Parreira, o jogador foi campeão do Rio-São Paulo, da Copa do Brasil e ainda ficou como vice do Brasileirão. Pela seleção brasileira, amargou a reserva na conquista do quinto título mundial, mas acabou como a estrela da comemoração, ao rolar bêbado pela rampa do Palácio do Planalto com suas cambalhotas.vampeta-cambalhota.jpg

Ainda seria campeão paulista de 2003 pelo Timão antes de sofrer uma grave contusão no joelho. Depois desse fatídico dia, jamais voltou a brilhar, seja no Vitória, Kuwait, Brasiliense, Goiás e no próprio Corinthians, onde amargou o rebaixamento neste ano.

Anúncios

4 Responses to Melhor Corinthians do meu tempo: Vampeta – Camisa 5

  1. luis santos disse:

    timao por mais que vc vai para a 2divisao vc para sempre estara em primeiro lugar

  2. Daniella Brito disse:

    Bom…
    concordo com esse artigo em GENERO ,NUMERO E GRAU!!!
    ñ existiu só um bom desempenho do vampeta…foi garra,amor ao que defendeu…tenho muuita admiraçao á ele ñ só a ele como tbm. ao pé de anjo(Marcelinho carioca)q nos deram tantas alegriass OBRIGADA POR VCS TEREM EXISTIDO NA NOSSA HISTORIA.
    -eu nunca vou te abandonarr PQ EU TE AMOOO eu sooou corinthianss
    esse ano é nosso PORRAAA

    bjuxxx

  3. Gostaria de saber se e verdade que voçe Vampeta, junto com o seu primo, vao tocar o Futebol do Nacional, claro, com jogadores do Corinthians.
    Por sinal, o seu primo ja jogou aqui no Nacional.
    Sou torcedor simbolo do NAÇA, quero ver o time forte e, em breve sair deste buraco que e a Segunda Divisao, o lugar do nosso NAÇA e, a Seria A2 ou Serie A1.
    Estamos de braços abertos aqui no NAÇA para acolher voçe e, os bons frutos que te acompanha em prol do Nacional, ok.
    Abraços – Miguel do Nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: