Aplausos para a clarineta

A data de 3 de março me remete ao ano de 1996. Naquele domingo, há 12 anos, fui convidado pela banda Escravos de Cristo a cantar em uma igreja coreana, que ficava no bairro da Liberdade. Lá fui eu, com 15 anos, empolgado por ter a chance de mostrar meus dotes musicais pela primeira vez fora de um evento da Igreja Metodista Livre.

Como bom rapper, preparei o meu visual, que se consistia de uma bermuda preta e um agasalho com capuz, ambos bem surrados. Quando chego na igreja, percebo que meu modelito não fora bem escolhido: os membros estavam em sua maioria com roupa social.

Naquele culto, houve uma espécie de “show de talentos”, com várias apresentações de pessoas que não eram membros da igreja coreana. Veio a primeira apresentação, ninguém bateu palma; eu cantei “MC Empada”, nada de aplausos; os Escravos tocaram algumas músicas, a platéia não se manifestou.

Estranhei aquela cena, mas pensei “deve ser a cultura deles”. O pastor pregou, o culto ia para o seu final, até que chegou o momento da oferta. Enquanto o gazofilácio (a popular “sacolinha”) passava entre as pessoas, um senhor da igreja tocou uma música com sua clarineta. Ao fim da apresentação, para o meu espanto, houve um aplauso monumental!

Achei um absurdo aquela manifestação, parecia até que havia um certo preconceito pelos “de fora”. Tecnicamente, o homem da clarineta não fez nada de excepcional que justificasse as palmas, em comparação com o silêncio do público nas outras apresentações. O jeito foi engolir a revolta e levar a situação na esportiva.

Ps. Amanhã posto uma foto desta apresentação

Está aí a foto prometida. Aliás, o post saiu com a data do dia 4, provavelmente por causa do fuso horário:

 mc-empada.jpg

4 Responses to Aplausos para a clarineta

  1. Lello Lopes disse:

    Ah, os parentes do Nara são fogo.
    Abs!

  2. Gus disse:

    Hehehe, comédia esse fato hein Empadão…
    Até “apareci na foto”, que honra!
    Abs,
    Gus!

  3. Eliezer disse:

    Rapaz, vc foi corajoso. nesse visual e cantando rap na igreja, puxa. Hoje tá liberal até demais, nas igrejas. nem sabemos mas o que é música popular e o qeu música evangélica. Eu curto tudo , nao me restrinjo a musica evangelica, apesar da formação protestante.

  4. POR FAVOR ME AJUDE A ENCONTRAR MUSICAS OU O CD DOS ESCRAVOS DE CRISTO…ENTRA EM CONTATO COMIGO…
    SKYPE: LEANDRO.OLIVEIRA.DE.ABREU
    GMAIL: LEANDRO.OLIVEIRADEABREU@GMAIL.COM

Deixe um comentário

