Plágio involuntário

“Ei, MC Empada está na área agora/Não caia fora, por favor não vá embora….”. Com essas palavras, iniciava a composição do meu segundo rap, “MC Empada”, de fevereiro de 1995. Mais de 13 anos depois, descobri que cometi um plágio descarado, mesmo sem estar consciente disso.

Tudo bem que usar o termo “fulano está na área agora” não é uma coisa lá muito original, mas ao ouvir ontem à noite a música “Pule ou Empurre”, do grupo RPW, no programa “Espaço Rap”, reparei que o primeiro verso do rap é justamente “RPW está na área agora”. Curiosa “coincidência”.

Com a descoberta, comecei a questionar se realmente a minha música era posterior à do RPW. Sim, isso foi confirmado. Mas será que naquela época eu já conhecia a banda? Lembro do clipe da música no Yo! MTV Raps, mas só depois desse período. Minhas influências de rap em 1995 eram Racionais e Gabriel, o Pensador, além de grupos internacionais.

Por mais que tente justificar, parece-me que eu realmente copiei parte da letra deste clássico do rap “bate-cabeça”. Com um bom atraso, peço minhas desculpas ao RPW e aviso que nem adianta pedir indenização, pois não gravei essa música e ela tampouco fez sucesso.

Deixe um comentário

